2 de outubro de 2011

Entrevistado do Mês: Daniel Gouveia, a mente que encanta.


O entrevistado de hoje é Daniel Gouveia da Silva Graciano e Luz, Estudante do Curso de Letras-Inglês da UFCG, aluno do curso de Informática do IFPB-CG, professor de aulas particulares de Matemática, Português e Inglês. Nascido em Areia, 06/11/1987, filho de Carlos Graciano da Luz e Maria José da Silva e Luz tem um irmão José Lucas Gouveia da Silva Graciano e Luz.

Quem olha pra dentro de você vê o que?
 Um garoto palhaço, feliz e descontraído, que não reclama da vida e aceita as coisas da maneira que acontecem. A vida é muito curta, então... curtamo-na!!
Qual o melhor autor de livros?
Em minha opinião, ao existe aquele “melhor”, escrevemos  o que sentimos e o que queremos que as pessoas vejam... O Julio Verne, e o sarcástico Poe são grandes autores, não nos esqueçamos da grandeza do Machado de Assis também... (risos)
Tem algo que te deixe triste?
 Falsidade. Isso realmente Marc a e machuca muito, devido ao fato de ser sincero com todos, mas pra esse tipo de coisa, a gente se acostuma. A sociedade em si é desse jeito, temos que aprender a conviver com ela. Outra coisa seria a desigualdade social. Bem que o ser humano poderia sim ajudar, mas o mesmo não quer.
Onde busca força quando esta triste?
 Isso é algo interessante. Mas sabemos que há um Deus criador de todas as coisas, busco forças nele. Não sou muito de ficar triste, mas quando isso ocorre, procuro sempre fazer isso, e enxergar a luta do outro, muitas vezes percebo que a minha é tão insignificante.
Onde esta a maldade do homem?
 No próprio homem. Em minha opinião é isso, por mais que ele queira fazer o bem, ele sabe que automaticamente Também pode fazer o mal. Você já nasce com um nível de bondade e maldade, durante a vida há um equilíbrio entre essas duas forças. Faça de tudo para que o lado do bem te domine.
Como detecta uma mentira? E como age quando isso ocorre?
 Hum... Não sei o que tenho, mas sempre identifico quando alguém mente pra mim. As pessoas dizem que tenho um olhar que congela e acaba por desvendar tudo. Descobri que fui traído no flagra, nessas horas não tem muito que se fazer apenas levantar a cabeça e seguir adiante.
Em que momento podemos ter certeza que somos felizes?
 O ser humano é o dono de sua própria felicidade. Não existe “um momento” para isso, basta ele querer. Considero-me muito feliz, porque sempre almejo minha felicidade, quando você faz o bem, e ajuda o próximo, você se torna feliz. Acho que é isso.
Como saber que estamos no caminho certo?
 Também acho que o s humano é dono de se próprio caminho. Quando trilhamos por um mau caminho, sabemos o que estamos fazendo. Não sei você, mas em mim é como se tivesse uma luzinha sempre piscando: sempre que faço algo de errado, a luzinha pisca mais forte, com mais freqüência; quando faço algo de bom, ela continua piscando, mas sem a mesma intensidade.
Um momento que vale a pena lembrar?
 O dia em que conheci minha atual namorada. É serio! Ninguém sabe como estava, como me sentia, sou muito fechado, muito calado. Ela veio e mudou tudo. Há vários momentos que me recordo, como quando era pequeno, e meu pai sempre me levava pra praça dos pombos, tenho uma foto até hoje disso, sempre gosto de olhá-la; também tem as bagunças que fazia com meu primo, nos aniversários ele com a jaqueta no Michael Jackson do clipe “Bad”, e os moonwaler... (risos). Era muito bom! O nascimento do meu sobrinho em 2003 ele é muito lindo! Amo aquele garoto!
Como ela te mudou o que mudou?
 Bem, talvez a injeção que precisava fosse enxergar que ainda existem pessoas de bondade no mundo, ela pensa do meu jeito, a maneira de ela enxergar as coisas, aquela voz tão calma que me deixa tranqüilo quando estou meio estressado, o jeito que ela me olha, é diferente de tudo que já vivi em relacionamentos anteriores.
Quem deu o primeiro passo?
 Hummm... Nesse caso fica uma incógnita. Já nos conhecíamos há muito tempo, se te disser que passei mais de 9 encontros sem dar um único beijo você acredita?? Parece estranho, mas foi assim que aconteceu, e me lembro como hoje... A meu ver, acho que os 2 fizeram acontecer, nada acontece sem acordo e se duas pessoas (em caso de relacionamento), quiserem.
De que forma vê a juventude atual e seus ídolos?
 A juventude de hoje passa por uma transformação muito radical. Nunca vi o que ando vendo hoje. Os adolescentes são bombardeados pela mídia, que muitas vezes propaga muita mentira descarada, e eles não buscam a verdade. Pois não a tem. Lamentável o que aconteceu com a Amy (não podia deixar de tocar nela ne?), mas quem são os ídolos da juventude de hoje? Um Kid Bengala? Uma Emma Thompson? Um Lionel Messi? Acho que estamos carentes de ídolos, não se faz mais as coisas pensando no próximo, cada um pensa e age por si. Não há pessoa pra se espelhar, nesses casos, espelhe-se em Deus.
Como é escrever um texto sobre um filme?
Olha só, além de assistir o mesmo filme milhões e milhões de vezes, você tem que situar o contexto que o filme aborda. Às vezes é meio complicado, você tem que viajar nas suas próprias idéias, mas no final sempre acaba se tornando prazeroso. Filme é arte. Interpretar Também é arte. Bem vinda á sétima arte. Mas procuro fazer do meu jeito. Todos têm um jeito e uma opinião sobre o filme, às vezes o ator e a atriz ajudam, o roteiro e a direção fazem a diferença.
Qual filme mais se assemelha com sua vida?
 Sou muito aventureiro. Então uma mescla de Indiana Jones, Jurassic Park, As Aventuras do Batman, o Resgate do Soldado Ryan e Top Gun marcaram minha infância e adolescência. Amizade, companheirismo e superação é meu tema preferido.
Que filme gostaria de ser o roteirista?
 Sim pensar duas vezes: Top Gun!! Risos, trilha sonora perfeita
Cinema nacional assiste?
 Algumas obras. Quem matou pixote, deus e  diabo na terra do sol, o cangaceiro, Gabriela, doida demais, ....
O cinema nacional evoluiu em relação ao internacional na última década?
 Muito. Hoje vemos muitos atores internacionais rodando com diretores brasileiros e fazendo seus filmes em solo nacional. Infelizmente tivemos uma considerável pausa no cinema nacional, como sempre americano interfere em tudo, ao foi diferente. Mas agora estamos retomando nosso caminho, e as coisas estão melhorando de novo.
Pior filme que já assistiu?
 Por incrível que pareça, mas “palhaços assassinos do espaço sideral”. Sabe aquele trash do trash?? Pois bem, pior que tudo o que você possa imaginar...
Melhor filme?
 Não existe um único, mas com certeza “gone with the wind”, “2001”, “a clockwork orange”, “Top Gun” e “eyes wide shut” , “Casa Blanca”,”Cidadão Kane”, “Ladrões de Bicicleta”,são filmes que me marcam muito. Sempre quando os revejo, percebo novas coisas.
Pior musica?
Sou bem eclético, mas pior musica que já ouvi foi aquela “você não vale nada, mas eu gosto de você”... ‘risos’ uma música que considero meu hino de guerra é o tema de Top Gun: “Top Gun Anthen”.
Uma cena memorável?
Em “raiders of the lost ark”, quando  gigtã de preto aparece com aquela espada árabe… Indy ignora, o cara o mata com um tiro sacado de sua arma. A multidão que cercavam eles vibra indo ao delírio (risos)
O que pensa dos remakes?
 Interessantes. Existem remakes que não valem um centavo. Mas existem muitos que foram melhores que os originais como esquecer Ben-Hur (nada contra o original de 1926), os dez mandamentos e o rei dos reis. Simplesmente filmes memoráveis!
Algum filme já te passou uma grande expectativa e decepcionou na hora que assistiu?
 Já. E recentemente. Interessante... Isso sempre está acontecendo. A mídia faz um “bambambam” do filme, quando você assiste... A última foi “Super 8”, antes de estrear no cine já o tinha em imagem de DVD... Muito a desejar.
Um livro de cabeceira?
 Não podem faltar: “A arte da guerra”, “a bíblia”.
Qual período literário mais gosta e qual motivo?
 Barroco. Identifico-me com ele. Às vezes acho muita besteira todas aquelas coisas, o homem com medo Deus e tudo, e as construções simplesmente perfeitas. Mas a forma de escrever, o que o ser humano pensava os conflitos que havia com o próprio, a posição do “eu” ante a religiosidade da época, e o fato de que o antropocentrismo  tão em alta na época, que até hoje é do mesmo jeito para muitas pessoas. Deus não é tão cruel como os escritos registravam.
Como vê os Best Sellers?
Best Seller sempre foi algo que rendeu muito dinheiro? Mas hoje graças ao movimento, nova era as coisas estão caminhando ainda mais para o lucro... Não que existam livros bons, mas há muito misticismo e antropocentrismo... O homem é tido sempre como o próprio Deus, e domina magia. Muita fantasia. Realidade que é bom, poucos são os que mostram. Nada contra. Analiso livros como Harry Potter e Senhor dos Anéis. A serie Crepúsculo ainda não tive paciência. (risos)
A trasformação de um livro em filmes como analisa isso?
 Muitas vezes deixa muito a desejar, mas em alguns casos fica bem fiel. Assisti a “o enigma do colar”, e “o iluminado - 1981”, jurassic park, a lista de Schindler, as vinhas da ira, e o vento levou, o poderoso chefão. Todos esses muito fies!
Qual livro esta lendo atualmente?
Atualmente, estou de férias, mas peguei em um de Agatha Christie que você me deu! (risos) “assassinato no oriente expresso”.
Um lixo e um luxo na literatura?
Um lixo?Harry Potter e o `Senhor dos Anéis!!! Um luxo? O Diário de Anne Frank, contos do Hitchcook, As obras do Poe.
Em que parte escondemos as emoções?
 As emoções saem do nosso coração. Em minha opinião as sentimos lá. É muito bom sentir emoções. Um beijo molhado na chuva, ou uma simples caminhada de mãos dadas em um fim de tarde na praia me faz sentir grades emoções. Quando seu time ganha também!! (risos)
Um desafio que venceu?
 Graças a Deus passei por muitos desafios. Alguns venci, outros perdi. Mas ter passado no vestibular sem estudar e estar no curso que estou hoje, com certeza, foi bem memorável.
Tem medo de alguma coisa?
 Da morte. Até por que sou novo, na quero partir agora. Vejo muitas pessoas que tinham a vida pela frente indo cedo, às vezes isso me preocupa. Insegurança não é comigo, mas isso me incomoda.
Em qual período esta na universidade?
 6º período.
Por que escolheu matemática?
 Aventuras (risos)... Mas a experiência foi meio decepcionante, por mim tinha terminado, mas o fato de ter perdido a mesma cadeira duas vezes seguidas, me fez mudar de ares.
Qual área de seu curso te encanta?
 Sem dúvida, literatura. Um livro é melhor que muito filme, você imagina fatos, ambientes, vê uma escrita detalhada, aprende a ser detalhista. Aprende a ver como as pessoas enxergam o cotidiano. Muitas vezes textos tão antigos nos mostram nossa dura realidade, ela nunca passa.
Qual a diferença entre ambos os cursos matemática e agora letras?
 Em letras as pessoas são mais compreensíveis, no curso de matemática você chega na sala, o professor anota uma formula, e deixa você matutando naquilo o dia inteiro, não tem didática para ensinar, e quer que tudo seja conforme seus ensinos. Às vezes um problema tem diversos meios de solucionar, mas infelizmente, tinha que ser do jeito deles. Já o curso de letras não, as pessoas são mais comunicáveis, gostando de ouvir diferentes opiniões, respeitando todas.
Dotes artísticos?
Ihh... (risos), não sei o que vês de dotes artísticos em mim? (risos), toco bateria, faço poemas, coleciono miniaturas, jogo meu futebol, gostava de atuar em peças quando pequeno. Já me convidaram por uma agencia, mas recusei o convite. Deixo isso pra minha namorada.
Pratica algum esporte?
 Futebol, futsal, gosto de nadar e malhar.
De que forma a fama e dinheiro muda o caráter?
 Ah, de várias formas. Se você na tem a cabeça no lugar e se deixa trilhar por esse caminho, a coisa muda pra pior. O ser humano tem que entender que dinheiro nunca ai comprar felicidade. A fama aparece devido ao que você faz, quando se torna muito bom. Mas calcemos sempre as sandálias da humildade e reconheçamos que sempre vai haver alguém superior a nós.
Seus defeitos?
Ser perfeccionista. Gosto de tudo bem feito, detalhado, e projetado com antecedência. Coisa comigo de ultima hora não rola.
Suas Qualidades? Ih, dizer as qualidades ninguém gosta né? Mas me acho uma pessoa carinhosa, amorosa, atenciosa, que respeita tudo e todos. Acho que se houvesse respeito da parte do ser humano, coisas simples, como um obrigado, ou um pedido de desculpas, muitos conflitos ao redor do mundo seriam resolvidos de maneira pacifica. Odeio a força. Odeio a doutrina do choque. Tudo se resolve com paciência e amor. Sou muito paciente viu? (risos)
Qual a diferença entre “gente” e” humano”?
Não gosto muito dessa expressão gente. Quando falamos em gente, somos meio preconceituosos, questões de raça, cor, posição social, aquisição financeira estão dentro desse contexto. Quando falamos em ser humano, já reconhecemos as capacidades, vemos que não há diferença entre nós. Afinal, viemos todos de um só e temos a capacidade de pensar e refletir. Por que separar pessoas? Se Darwin visse isso, se perguntaria por que não agregar a teoria das espécies. Evoluímos? Com certeza sim, mas pra pior.
Qual sua trilha sonora?
 hummm... Ouço muita música, sou movido a isso... Mas curto muito:
Bryan Adams – heaven
Phil Collins – In the Air Tonight
Bee Gees – Stayn’ alive
The Beatles – All we need is love
U2 – In the name of love
Gosto muito de faith hill, Shania twain, carpenters, KC and the sunshine band, bob Marley, Coldplay, James blunt, backstreet boys, 5ive, sister sledge, cool and the gang, Frank Sinatra, A-ha, Seal…
Já explodiu com alguém?Arrepende-se?
 Já. Uma vez com minha ex-namorada, devido ao cinismo dela. Sou homem de uma mulher só, odeio quem me divide com outro! (risos)
Onde se encontra sua criança?
 Meu lado criança com certeza nunca vou perdê-lo! Esta em todos os lugares, na minha mente, no meu coração, nas pessoas que me conhecem, sou muito bobinho, queria ser como peter pan, amo aquele desenho. Sou muito palhaço, amo fazer as pessoas rirem, principalmente ela. Quando ganho aquele sorriso, fico parecendo guri quando ganha um doce da tia. (risos)
Quem gostaria de questionar e qual motivo?
 Bush, ele é um desumano miserável e sarcástico! Não pensa em ninguém, só na companhia petrolífera dele! Dizer que a “profetizada” crise, e como ele não tem vergonha de colcoar a culpa em terroristas “armados a faca”, quando a própria autoridade planejou o “doce negro” 11/09.
O que pensa do Obama?
Cara o Obama, É aquele mala, que mentiu para uma população de mais de 500 milhões de norte americanos, forjou aquela crise, tirando um bocado deles de suas próprias moradias, e agora quer tirar o resto do petróleo e da água do oriente médio com a desculpa de “libertar” aquele povo do regime ditatorial que assola aqueles países. Precisa dizer mais alguma coisa?
Dilma?
Tia  Dilma? Uma “mãe... Dina” para todo brasileiro. Em vista de tamanha corrupção que sempre assola aquele senado, de tanta CPI e de tanta “promessa”, o que, mas nos choca? FHC, Lula, Dilma que venha o próximo.
Teria coragem de ser político?
Claro. Agora nada de prefeito, nem governador ou presidente, cargo pequeno, você pode trabalhar e fazer as coisas, nunca te disse, mas quem sabe um dia tu me vê vereador!
O que é Deus?
Não encontro e pelo jeito nunca vou encontrar uma definição para o que seria Deus, mas me contento em ele ser meu pai, me amigo, aquele que me deu a vida, que me escolheu entre milhões de espermatozoides. Quando penso nisso, vejo que existe Deus.
Religião?
 Cristão protestante. Não dou muito credito a essas coisas, servir a Deus é tudo.
Beleza?
 Beleza que consta pra mim é o interior. O resto é resto um dia você estar junto daquela pessoa que conheceu na sua juventude, e ela e vocês estará todos com rugas, por conta disso, você vai deixar de amá-la? Não seja tolo com você mesmo. Esqueça esse lance de mulher fruta, a bunda o corpo da sua namorada é lindo, e você nem sabe! (risos)
Vida?
Deus, lição, amadurecer, amar.
Dor?
 Sofrimento angustia coisa que todo ser humano sem exceção, passa ou vai passar.
Repúdio?
Preconceito. Já viu “Lua de fel”? Depois de vê-lo, se você é assim, mude, com urgência!
Amor?
 Tudo. Fundamento bíblico. Sensação que nos deixa sem palavras.
Família?
 Base, respeito, carinho. Ame sua família, eles nunca vão te dar as costas.
Futuro?
 Pertence a Deus. Conseqüência do seu passado e do seu presente.
Agora?
 Presente. Aproveite ele ao máximo!
Amigos?
São poucos os que existem, mas em algum lugar do mundo, em algum dia, você já teve um amigo.
Sonho?
Ser alguém na vida. Amar minha esposa, criar meus filhos com dignidade no temor a deus, e viver pro resto da vida com minha alma gêmea.
Olho?
 Que é que tem meu olho? (risos), meus olhos me definem, coisa de escorpião.
Daniel por Daniel?
 Um cara honesto, simpático, que ama a vida, ama a Deus e a família, sem falsidade, muito sincero, companheiro, gosto até de cozinhar! (risos)


Quero Agradecer a Daniel pela  sua disposição quando fiz o convite, ele era o entrevistado de setembro mas por motivos pessoais não pude postar na data certa mas fica aqui meu carinho e atenção com uma das pessoas mais incríveis que conheci na vida dentro da UFCG.


Muito obrigado ao especial de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário