22 de outubro de 2011

O castelo de William Randolph Hearst

William Randolph Hearst iniciou seus estudos em Harvard, mas foi expulso dois anos depois. Em 1887, assumiu a direção do San Francisco Examiner, diário que seu pai havia adquirido sete anos antes. Conseguiu aumentar espetacularmente a tiragem usando recursos visuais, como a fotografia e grandes títulos.

Ampliou seu papel na imprensa norte-americana em 1895, com a compra do New York Morning, informativo que se caracterizava pelo sensacionalismo, tanto no tratamento dos temas como na sua escolha, servindo, às vezes, às ambições políticas de Hearst.


Fracassado na intenção de ser eleito governador do estado de Nova York (1907) e prefeito da cidade de Nova York (1905 e 1909), retirou-se para sua mansão, onde se dedicou a dirigir seu império, que, no seu apogeu, em meados dos anos 1930, chegou a somar 28 diários e 18 revistas, além de escrever roteiros e produzir filmes para sua amante, a atriz Marion Davis.


A Grande Depressão, assim como a impopularidade de suas convicções políticas - foi contrário à entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial e a seu ingresso na Sociedade das Nações -, reduziram sua influência e sua fortuna, até que passou os últimos anos de sua vida recluso.


O personagem protagonista do filme de Orson Welles, "Cidadão Kane" (1941), foi inspirado na figura de Hearst.


Com a crise gerada com o termino da Primeira Guerra, decidiu comprar obras de artes de diversas partes do mundo e montar um museu particular tornando ele sua casa. Este mesmo montado com todas as obras.


O castelo Hearst atualmente e um monumento historico, localizado na Costa Central da California. Ele foi desenhado pela arquiteta Julia Morgan, entre 1919 e 1947, para o magnata da midia escrita, William Randolph Hearts, que faleceu em 1951.


William Hearts so pode começar a construção desse castelo, depois do falecimento dos seus pais, que o chamavam de " Will, o esbanjador" e não aprovavam seus gastos homericos. William herdou a terra onde o castelo foi cosntruido, mas quando seus pais faleceram, ele ja era dono de um imperio das comunicações.

O terreno que ele herdou chegou a 250.000 acres, ou 1.012 km2, e 14 milhas de costa. A herança foi deixada pela sua mãe, Phoebe Hearst em 1919.


Assim que ele herdou o terreno, ele imediatamente procurou a arquiteta Julia Morgan e pediu que ela desenhasse um bangalo, no topo do morro. Aparentemente suas palavras foram essas:

"Eu gostaria de construir alguma coisa la no topo de San simeon.Eu fico cansado de ir la e acampar em tendas. Eu estou ficando velho pra isso. Eu gostaria de alguma coisa um pouco mais confortavel."




Essa e a foto de uma das piscinas, chamada Netuno. Hearst importou muitas esculturas da Italia e Grecia para adorna-la.Com vista para o Oceano Pacifico.
Essa piscina foi construida e reconstruida varias vezes, durante 12 anos (1924 - 1936) ate ela ficar de acordo com o gosto e a expectativa de William Hearst.



O teto todo enfeitado.



Uma fonte onde mostra o puro luxo que ele tinha acesso na epoca por baixo valor e hoje o castelo não tem valor estimado de tamanha riqueza que ele possui.



Ate hoje os membros da familia Hearst podem usar o castelo e as piscinas. Para que isso seja possivel, a pessoa tem que ligar para o departamento responsavel pela manutenção da propriedade. As visitas são canceladas e os objetos de arte protegidos. Não e permitido que ninguem durma na propriedade, mas eles podem por exemplo, passar a ceia de Natal na casa.



Os jardins sao maravilhosos e a vista e espetacular. Tudo o que você avista, ate o horizonte, pertence a familia Hearst. Apenas a casa foi doada ao governo e com ela o direito ao acesso a rua privada que leva ate a propriedade.




Aos 10 anos de idade, William foi para a Europa com sua mãe. ela o introduziu ao mundo das artes. Juntos, eles visitaram castelos, museus e catedrais. William nunca se esqueceu - e a inspiração para a construção e decoracao dessa casa, veio dessa viagem, feita tantos anos antes.



Os artefatos ficavam em armazéns ate ter uma ideia de onde colocar ela na construção, a construção supera os padrões contra abalos sísmicos suportando terremos, mesmo sendo antigo a arquiteta conseguiu fazer uma obra resistente ate os dias atuais.


A fachada da 'Casa Grande"  possui uma porta de igreja espanhola do seculo XV, próximo da porta estão escultas de dos homens primitivos espanhol ao lado estão duas figuras bíblicas, a construção é feita em pedra sabão de Utah ou de concreto moldado com todos os elementos da construção.






Em 1947 a casa ja incluía 56 quartos e 41 lareiras em 127 acres.





Essa bela residencia fica localizada entre Los Angeles e São Francisco atrai mais de um milhão de visitantes por anos curiosos para saber como a classe alta vivia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário